+

Plano de Acompanhamento de Estudos - Exercício da liberdade de consciência e de crença (PAER)

Plano de Acompanhamento de Estudos - Exercício da liberdade de consciência e de crença (PAER) é aplicado para todo aluno que, por meio de requerimento formulado junto à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), expressar sua liberdade de consciência e de crença, justificando a impossibilidade de frequentar as aulas e de submeter-se às provas marcadas para os dias em que é vedado o exercício de tais atividades, segundo os preceitos de sua religião.

 

. A Solicitação está regulamentada pela Resolução nº 003/2024-CEP.


Quem pode solicitar:

O aluno somente tem direito ao Plano de Acompanhamento de Estudos - Exercício da liberdade de consciência e de crença (PAER) após esgotadas as alteranativas elencadas no Art. 3º da Resolução nº 003/2024-CEP, conforme segue:

Art. 3º Ao aluno matriculado sob essa condição será atribuída uma das seguintes prestações alternativas:

I - matrícula em componente curricular equivalente de outro curso da UEM, caso não haja conflito de horários;

II - matrícula no componente curricular do curso ofertado em outro campus, caso não haja conflito de horários;

III - matrícula em turma presencial criada pelo departamento, sem ônus para o aluno;

IV - matrícula em turma semipresencial ofertada em Plataforma de Aprendizagem Virtual;

V - prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa;

VI - Plano de Acompanhamento de Estudos.

 

 

Quando solicitar:

1º Semestre/2024: 14/05/2024 a 05/06/2024

2º Semestre/2024: 19/09/2024 a 09/10/2024

 

Como solicitar:

A solicitação é realizada na SAV (Secretaria Acadêmica Virtual) seguindo os seguintes passos:

- Usuário (digitar ra com os números)

- Senha

- Solicitação

- Nova

- Diversos

- Plano de Acompanhamento de Estudos - PAER

- Escolher a (s) disciplina(s) e solicitar

- Quando o professor anexar o PAER, o aluno é comunicado no e-mail institucional.