Transferência Externa de Curso - 2026

 

A Universidade Estadual de Maringá permitirá o processo especial de ingresso nos cursos de graduação, a partir da 2ª série, para o ano letivo de 2026, por meio dos processos de Transferência Interna de Curso, Turno ou Polo EaD, Transferência Externa de Curso, Portador de Diploma – Novo Curso e Reingresso de aluno desligado da UEM, na hipótese de existência de vagas, cujas solicitações serão analisadas pela Coordenação do Curso pertinente, obedecidas as normas constantes da Resolução nº 012/2021-CEP

 

Cronograma:

 ATIVIDADE/EVENTO

PRAZO

 Publicação do Edital e Divulgação das Vagas  

17/11/2025

 Inscrições

01 a 10/12/2025

 Resultado

Até 25/02/2026 

 Matrícula (Transferência Externa e Portadores de Diploma)

25/02 a 01/03/2026

 

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Como Solicitar:

A solicitação de Transferência Externa deve ser efetuada exclusivamente via internet.

Para a solicitação devem ser observadas as seguintes condições:

  • que haja oferta de vaga no câmpus e habilitação/turno pretendidos;
  • que o curso selecionado possua equivalência curricular com o curso de graduação em andamento na instituição de origem.

A Transferência Externa somente se dará para prosseguimento dos estudos no mesmo curso de graduação em que o candidato se encontra matriculado na instituição de origem.

Para efetuar a solicitação de Transferência Externa o candidato deve, no prazo e horários estabelecidos, adotar os seguintes procedimentos:

  • acessar o link https://www.npd.uem.br/menuNaoAluno/Acesso e preencher as informações solicitadas;
  • gerar a “solicitação de transferência externa” para encaminhamento à DAA. Recomendamos a guarda de uma cópia deste requerimento;
  • gerar a Guia de Recolhimento (GR) e efetuar o pagamento da taxa de solicitação de vaga, no valor de R$ 156,00 (cento e cinquenta e seis reais). A efetivação da solicitação somente ocorrerá após o recebimento pela DAA do comprovante de pagamento enviado pelo Banco. A Guia de Recolhimento deverá ser emitida pela internet em https://www.npd.uem.br/gr/gr_uem_bb.zul?recolhimento=1150 (preencher o valor de R$156,00). Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento. Em nenhuma hipótese será efetuada a devolução da taxa de solicitação.

A documentação necessária para análise das solicitações de “transferência externa” deverá ser encaminhada, durante o período de inscrição previsto no Cronograma disponível no item 1 deste edital, exclusivamente por e-mail, para o endereço transferencia@uem.br (com o título do assunto “TRANSFERÊNCIA EXTERNA”, informar no corpo do e-mail o nome completo e nº do CPF do candidato), anexando cópia digitalizada e LEGÍVEL dos seguintes documentos:

  • requerimento de “Solicitação de Transferência”, emitido pelo sistema eletrônico;
  • cédula de identidade (RG);
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • histórico escolar do Ensino Médio;
  • comprovante de pagamento da taxa de solicitação de transferência externa,
  • histórico escolar oficial do curso de graduação de origem, atualizado, contendo assinatura do responsável pela emissão do documento ou impresso por meio eletrônico com certificação digital e código de acesso para validação do documen O histórico deve conter as seguintes informações:
    • componentes curriculares cursados com as respectivas notas, cargas horárias e situação final referente à aprovação e reprovação;
    • data e forma de realização do primeiro processo seletivo que originou o ingresso no curso;
    • trancamento de matrícula no curso, se houver;
    • ato, número e data de autorização ou reconhecimento do curso.
  • conteúdos programáticos de todos os componentes curriculares cursados com aprovação, visados pela instituição de origem, ou emitidos por sistema eletrônico com certificação digital.
  • declaração de que o candidato está regularmente matriculado ou com matrícula trancada na instituição de origem, no período imediatamente anterior, ou documento que comprove o atual vínculo com a instituição de origem, caso a referida informação não conste no histórico escolar;
  • documento contendo o número e a data do ato de autorização ou reconhecimento do curso na instituição de origem, caso não conste no histórico escolar;
  • documento em que conste o sistema de verificação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em notas, se não constar no histórico escolar.
  • as informações solicitadas no histórico escolar podem ser comprovadas alternativamente por declarações, certidões, atestados e outros documentos expedidos pela instituição de origem.

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Editais e Documentos: