Regras para promoção de série

REGRAS DE PROMOÇÃO DE SÉRIE

Conforme a Res. 022/2019-CEP:

O que é: Dependência: toda disciplina de série anterior a da promoção, que o aluno tenha reprovado.

O que é: Regime de dependência: Entende-se por dependência a faculdade de poder o aluno que, reprovado em componentes curriculares, cumpri-los, simultaneamente com as da série de enquadramento.

O que é: Plano de acompanhamento: somente tem direito ao Plano de Acompanhamento de Estudos o aluno que, matriculado em componente curricular com reprovação por NOTA, tenha conflito de horário com os componentes da série regular. Como é realizada a promoção de série (ocorre após o fim do ano letivo e antes do início do próximo)

Como e quando pedir o plano de acompanhamento: Quando o aluno encontra-se na condição de dependência em determinada disciplina é porque há conflito de horário e então ele deve solicitar via SISAV o plano de acompanhamento. Esta disciplina pode não aparecer nos "quadradinhos" do horário de aulas, mas estará listada logo abaixo com um "DP". Caso queira ver o horário e ensalamento basta localizá-la no SAR378 disponibilizado nesta página ou ainda com a Coordenação de curso.

Regras na promoção de séries:

Cursos sem plano de Acompanhamento para as dependências: A matrícula é efetivada primeiramente nas disciplinas das séries anteriores até as da série de enquadramento do aluno sem nenhum conflito, podendo deixar de ser matriculado nas disciplinas da série que gerem conflito de horário com as de série anterior.

Cursos com Plano de Acompanhamento: Para haver a promoção de série o aluno não pode reprovar em mais de 4 disciplinas semestrais/modulares ou 2 anuais ou 1 anual e 2 semestrais, caso reprove em mais ficará retido na série. Mas é permitido a solicitação de disciplinas de séries posteriores, desde que haja vaga nas turmas e não haja conflito de horário, mediante a autorização da Coordenação de seu Curso. Veja prazos no Calendário Acadêmico.

Caso reprove até o limite (4 disciplinas semestrais ou 2 anuais ou 1 anual e 2 semestrais), será matriculado nas disciplinas da série seguinte mais as dependências, tendo direito a plano de acompanhamento somente nas que forem reprovadas por NOTA e que tiverem CONFLITO de horário, já as disciplinas reprovadas por falta o aluno será matriculado presencialmente e assim poderá deixar de ser matriculado nas disciplinas da série de enquadramento que gerarem conflito com estas dependências. -

Existem disciplinas com regulamento próprio, que impedem a promoção de série ou de a cursar em plano de acompanhamento, cada curso tem um regulamento próprio e assim é atendido, dúvidas converse com sua coordenação. Exemplos, Estágios, TCC, práticas , disciplinas específicas da área de saúde, etc.

Caso não tenha reprovado em nada, será promovido e matriculado na série seguinte.

Mais informações: Resolução nº 022/2019-CEP